elastômeros termoplásticos TPV
Data de publicação
11/12/2025
Compartilhar publicação

Elastômeros termoplásticos: o que é TPV e suas aplicações na indústria?

O setor automotivo já conhece a versatilidade dos elastômeros termoplásticos vulcanizados (TPV). O TPV tem usos variados tanto na parte interna quanto externa dos veículos devido a sua resistência química e térmica, além de acabamentos estéticos de alta qualidade.  

Neste conteúdo, você conhecerá o que é o TPV, as suas principais características, onde ele é aplicado e por que o material é uma ótima escolha para a indústria. Confira!

O que são elastômeros termoplásticos vulcanizados — TPV?

Os elastômeros termoplásticos vulcanizados — ou TPVs, do inglês thermoplastic vulcanizates — integram a classe de materiais conhecida como elastômeros termoplásticos (TPEs). Eles combinam duas características muito valorizadas pela indústria: flexibilidade da borracha e facilidade de processamento dos plásticos.

O TPV é formado por uma fase elastomérica EPDM, um tipo de borracha sintética que passa por um processo chamado de vulcanização dinâmica. Essa fase é dispersa em uma matriz poliolefínica termoplástica à base de Polipropileno (PP).

O resultado é um material versátil, reciclável e ideal para aplicações que exigem resistência e acabamento de excelência.

Quais são as principais características do TPV?

Resistência, reciclabilidade e uma série de características importantes para a indústria são encontradas nos elastômeros termoplásticos vulcanizados. A seguir, você confere as suas principais propriedades!

Resistência térmica elevada

O TPV suporta temperaturas de até 135°C, mantendo o desempenho em ambientes severos. Isso o torna ideal para peças próximas ao motor de veículos, por exemplo, ou expostas a fontes de calor.

Reciclabilidade

Uma das características dos elastômeros termoplásticos é que eles são 100% recicláveis  e reprocessáveis dentro do próprio cliente (o que não acontece para os elastômeros tradicionais vulcanizados). Isso contribui para a redução de resíduos, eficiência operacional e favorece práticas sustentáveis.

Processamento fácil

Os TPVs podem ser transformados por injeção, sobre injeção,extrusão ou sopro, processos comuns na indústria. Assim, o seu uso facilita a produção em larga escala e reduz perdas, reduzindo custos operacionais. 

Acabamentos de alta qualidade

O material oferece acabamento visual uniforme e toque “emborrachado”, ideal para peças que exigem alta qualidade nos acabamentos de superfícies, proporcionando alto padrão visual, agregando valor ao produto.

Quais são as aplicações mais comuns dos elastômeros termoplásticos?

A versatilidade do TPV o torna aplicável em diversos segmentos, a exemplo da construção civil e linha branca. O setor automotivo é o principal consumidor desse elastômero, usando-o em componentes under the hood (sob o capô) como:

  • Vedações de faróis;
  • Coifas;
  • Perfis de vedação;
  • Maçanetas;
  • Dutos de ar;
  • Entre outros.

A FCC é pioneira na produção de elastômeros termoplásticos para o setor automotivo no Brasil. Temos homologação global e somos o único fornecedor com fabricação nacional de TPV aprovado pelas Original Equipment Manufacturers (OEMs).

Por que o TPV da FCC é estratégico para a indústria?

Os elastômeros termoplásticos da FCC são de alta qualidade. Temos um portfólio completo e somos aprovados pelas principais montadoras globais. Quer conhecer outros motivos que tornam nossos elastômeros termoplásticos a escolha certa para a indústria? Confira!

Versatilidade para diferentes aplicações

O TPV pode ser formulado em diversas faixas de dureza (de A35 até D50). Assim, ele se adapta a diferentes usos, que vão desde vedantes até componentes automotivos. Essa flexibilidade reduz a necessidade de múltiplos materiais, otimiza processos e facilita o desenvolvimento de soluções sob medida.

Resistência e durabilidade comprovadas

As propriedades dos TPVs da FCC oferecem uma vida útil prolongada, mesmo em condições severas, como altas temperaturas. Isso reduz a necessidade de substituições frequentes e eleva a confiabilidade

Conformidade com padrões rigorosos

Os elastômeros termoplásticos da FCC atendem aos mais exigentes requisitos normativos internacionais. Essa conformidade facilita homologações, reduz riscos regulatórios e contribui para que as mercadorias estejam em dia com práticas de mercado e exigências legais.

Homologação pelas principais montadoras

Na FCC, nossos TPVs são aprovados por grandes montadoras globais, como Stellantis, Volkswagen, General Motors (via GRANTA), Hyundai e Toyota. Essa homologação comprova que os TPV’s  atendem aos rigorosos padrões técnicos da indústria.

Suporte técnico especializado

O atendimento da FCC acompanha cada etapa do projeto. Atuamos lado a lado com sua equipe para ajustar especificações, solucionar imprevistos e garantir o melhor desempenho dos TPVs na aplicação final. Nosso suporte técnico é ágil, próximo e orientado a resultados — ideal para quem precisa manter a produção em ritmo acelerado e com máxima eficiência.

FCC: parceira estratégica em elastômeros termoplásticos vulcanizados

Se você busca um fornecedor comprometido com a excelência, a FCC é a escolha ideal. Com décadas de experiência, infraestrutura completa e know-how técnico, somos referência em compostos termoplásticos de alto desempenho no Brasil. 

Mais do que entregar materiais de qualidade, somos uma parceira estratégica para a indústria. Oferecemos soluções que otimizam processos, agregam valor ao produto final e estão adequadas às normas do setor. 

Fale com nossos consultores e descubra como o TPV da FCC pode transformar sua operação.

Solicite um orçamento!