A indústria de polímeros vem se consolidando ao longo dos anos devido à sua versatilidade. Afinal, ele pode ser empregado em itens básicos do dia a dia, artigos de uso pessoal e até em peças complexas do setor automobilístico e médico.
Neste conteúdo, vamos entender detalhes sobre o material, suas principais aplicações e onde encontrá-lo. Confira!
Os polímeros são macromoléculas formadas pela repetição de unidades menores (chamadas de monômeros). Unidos por ligações covalentes, eles formam uma estrutura repetitiva; veja:
O termo “polímero” vem do grego, em que “poli” significa “muitas” e “meros” significa “partes”, indicando um conjunto molecular formado por várias unidades repetidas.
Flexibilidade, elasticidade e resistência são alguns atributos que os polímeros podem ter dependendo da composição.
Essas macromoléculas são encontradas em diferentes formas, como: pellets, líquido, placa sólida e resina de insetos na natureza.
Uma das classificações mais comuns dos polímeros está relacionada a sua reação ao calor. Neste caso, eles podem ser categorizados em: termoplásticos e termofixos.
A seguir, vamos conhecer detalhes sobre essas definições. Acompanhe!
Os termoplásticos são polímeros que amolecem quando aquecidos e solidificam ao esfriar. Essa característica permite que eles sejam moldados e remodelados diversas vezes sem que ocorram alterações químicas significativas em sua estrutura.
Como resultado, os polímeros termoplásticos podem ser reciclados e reutilizados — tornando-os muito utilizados pela sua versatilidade e contribuição à sustentabilidade.
Polietileno (PE) e polipropileno (PP) exemplificam os termoplásticos. Quando falamos de compostos poliméricos na forma de pellets, os elastômeros termoplásticos (TPE) são um exemplo conhecido.
Diferentemente dos termoplásticos, os termofixos (ou polímeros termoendurecíveis) passam por um processo de cura que gera uma estrutura de ligações cruzadas irreversível. Então, uma vez curados, eles não podem ser remoldados ou fundidos, pois sua rede molecular se torna fixa.
Esse processo gera alta resistência térmica e mecânica. A robustez e estabilidade dos termofixos os tornam muito empregados em aplicações que exigem durabilidade extrema e resistência a condições severas.
Podemos citar como exemplos de termofixos as resinas epóxi e fenólicas, além de borrachas naturais e sintéticas.
A versatilidade desse material possibilita que ele seja utilizado em diversas aplicações industriais. Assim, esses materiais são de grande importância para setores que vão desde a fabricação de itens do dia a dia até a construção civil.
Na indústria de embalagens, polímeros como o polietileno e o polipropileno são empregados para a produção de filmes plásticos, sacolas e recipientes. Isso é possível graças à sua flexibilidade, resistência química e capacidade de serem reciclados.
No setor automotivo, o material pode ser utilizado na fabricação de componentes internos e externos, como painéis, peças de vedação e para-choques. Além disso, ele é empregado na criação de sistemas complexos de segurança e conforto.
A indústria eletrônica, por sua vez, utiliza os polímeros para a produção de componentes isolantes, conectores e dispositivos que exigem alta precisão e resistência.
Na construção civil, os polímeros são ideais para revestimentos, isolamento térmico e estruturas pré-fabricadas.
Além desses segmentos, o material pode ser empregado na área da medicina, agroindústria e em variados setores de bens de consumo — como escovas de cabelo, rodas de skate e capa de celulares.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a FCC é referência no desenvolvimento de novos polímeros elastoméricos.
Nosso portfólio inclui mais de 140 itens em uma ampla variedade de materiais que atendem às exigências dos mais diversos setores.
Os nossos elastômeros termoplásticos combinam a versatilidade e a facilidade de processamento dos termoplásticos com a durabilidade e o desempenho técnico dos termofixos. O resultado são soluções únicas para aplicações industriais.
Então, se você busca soluções inovadoras e de alta qualidade, a FCC é a escolha certa em polímeros.
Conheça nossa linha de produtos e como podemos atender às demandas do seu negócio. Converse agora com nossos especialistas e saiba qual é o material ideal para o seu projeto.