
Na Mostratec Júnior 2025, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia da América Latina, a FCC mais uma vez destacou seu compromisso com a educação, a inovação e o impacto social. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa premiou um projeto participante por meio do grupo Transforma, iniciativa interna que engaja colaboradores e voluntários em ações voltadas à responsabilidade social e à construção de um futuro melhor.
O projeto vencedor foi “Inovar também é proteger: como a tecnologia pode ajudar mulheres em situação de risco?”, desenvolvido por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmundo Strassburger, de Campo Bom (RS).
Inspiradas por discussões em sala de aula sobre violência contra a mulher, as alunas Alice Diniz Lemos, Luyza Cassiani Cavalheiro e Sophia Scheffel de Souza, orientadas pela professora Bruna Thailine Borges da Silva, criaram uma solução tecnológica acessível e funcional para ampliar a proteção e o acesso à ajuda em situações de risco.
O trabalho envolveu o desenvolvimento de pulseiras inteligentes com o microcontrolador Micro:bit, capazes de enviar sinais de alerta via rádio, e um aplicativo de segurança, o Protec Safeguard, com botão de pânico e envio automático de localização. O sistema conecta a usuária a contatos de confiança e canais de denúncia oficiais, como a Central de Atendimento à Mulher e a polícia.
Mais do que uma proposta tecnológica, o projeto representa inovação com propósito, ao mostrar como o conhecimento científico pode gerar soluções reais e transformar vidas.
A premiação integra as ações do FCC Transforma, grupo multidisciplinar que tem como propósito “transformar vidas através da educação e de ações voltadas à responsabilidade social junto à comunidade, engajando colaboradores e voluntários na construção de um mundo melhor”.
Com essa iniciativa, a FCC reforça que educar e inovar são caminhos complementares — e que apoiar jovens talentos é essencial para formar novas gerações de cientistas, pesquisadores e cidadãos conscientes.
Realizada pela Fundação Escola Técnica Liberato, em Novo Hamburgo (RS), a Mostratec Júnior estimula o protagonismo estudantil e a iniciação científica, reunindo projetos de escolas de todo o Brasil e de diversos países.
A FCC é parceira desse movimento porque acredita que ciência e educação transformam comunidades e constroem o futuro.