TVR: Primeiro elastômero termoplástico vinílico sem expansão

VEJA AS NOVIDADES DA FCC

Veja as últimas notícias da FCC e saiba mais sobre os nossos produtos.

TVR: Primeiro elastômero termoplástico vinílico sem expansão

Postado em 14/03/2017 Tecnologia

Utilizar a ciência como ferramenta para desenvolver produtos que supram as necessidades – conhecidas ou ainda desconhecidas – de indústrias dos mais variados segmentos tem sido uma das marcas da FCC. Neste mês, a empresa, com sede em Campo Bom (RS) inova no setor calçadista, com o lançamento do TVR, um inédito composto para a fabricação de solados. A novidade exclusiva será apresentada ao mercado durante a 41ª edição da FIMEC (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), que ocorre de 14 a 16 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.

Mais do que uma sigla, o TVR (Thermoplastic Vinnyl Rubber) – ou borracha termoplástica vinílica, é o resultado de mais de dois anos de pesquisa. O novo composto é a junção de duas tecnologias já utilizadas no mercado. O TR, que se destaca pela durabilidade e facilidade de injeção, e o EVA, reconhecido por sua leveza e custo competitivo. O resultado é um componente único, que entrega uma durabilidade maior e um acabamento nobre, sem custar a mais por isso. “É um produto que chega ao mercado com preços competitivos, mas sem deixar de oferecer aquilo que o fabricante de calçados procura em termos de durabilidade e aparência”, explica o diretor comercial para o mercado do calçado, Marcelo Garcia. O material pode substituir o uso de TR convencional, borracha, PVC e micro PVC.

Em relação ao TR convencional: Melhor termo abrasão (menos riscos no chão), resistência ao rasgo e facilidade na injeção.

Em relação a borracha: Ciclo produtivo muito mais rápido, pode fabricar solas bicolores e mais leves. Pode ser reaproveitado por ser um termoplástico;

Em relação ao micro e PVC: o dobro de grip, mais leve, facilidade no processamento e um custo total final competitivo.

O componente é o primeiro produzido pela FCC à base de EVA que não precisa ser expandido. “Isso garante o uso dos mesmos equipamentos já utilizados nas fábricas, sem a necessidade de um treinamento específico para os operadores, e com redução de tempo de produção. Com um acabamento fosco, sem manchas e mais leve, esse solado pode ser utilizado por fabricantes de todos os segmentos da indústria”, reforça Garcia.

TVR NOS PÉS – Antes mesmo do lançamento oficial do produto na FIMEC, o TVR já vem sendo utilizado pelos fabricantes. Inicialmente a FCC introduziu o componente em grandes marcas de calçados femininos e infantis. O produto passou por todas as etapas de testes de qualidade, sempre com excelente desempenho. “O setor calçadista vem utilizando a tecnologia na busca por materiais de alta performance e que melhorem a produtividade da indústria. O TVR tem exatamente esses diferenciais”, lembra o diretor executivo da FCC, Carlos Bremer. 

 

Sobre a FCC A tecnologia desenvolvida pela FCC faz parte do dia a dia das pessoas. A empresa está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas globais de calçados esportivos. É a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, vedação para silos e carrocerias da América Latina. Seus produtos também fazem parte da construção de casas, móveis, eletrônicos, utensílios de higiene pessoal, utilidades domésticas, equipamentos médicos e muito mais.

Voltar

Para solicitações de entrevistas e outras informações jornalísticas, por favor, entre em contato com o atendimento conforme abaixo:
(51) 2129-2299 | Andrey Reis – andrey.reis@fcc.com.br

Leia também

TVR: Primeiro elastômero termoplástico vinílico sem expansão

Postado por 14/03/2017 Tecnologia
Ler mais

TPE NANO

Postado por 07/03/2016 Desenvolvimento
Ler mais

A marca da inovação

Postado por 24/02/2016 Indústria
Ler mais

O TPE com melhor acabamento do mercado

Postado por 02/11/2015 Desenvolvimento
Ler mais

Produção de calçados mais rápida e com menor custo

Postado por 31/10/2015 Desenvolvimento
Ler mais

Lançamento revoluciona produção de calçados

Postado por 17/03/2014 Tecnologia
Ler mais