TPE NANO

VEJA AS NOVIDADES DA FCC

Veja as últimas notícias da FCC e saiba mais sobre os nossos produtos.

TPE NANO

Postado em 07/03/2016 Desenvolvimento

FCC investe em nanotecnologia e desenvolve material inédito para a indústria calçadista 

- Inovação sai dos laboratórios e poderá ser vista no estande da empresa na Fimec

[Novo Hamburgo, março de 2016] – Nova tecnologia da FCC vai ajudar a tornar a indústria calçadista mais competitiva, com processos de produção mais econômicos e com o produto final, o calçado, com melhor acabamento. A FCC, uma das líderes em adesivos e termoplásticos para o setor calçadista do Brasil e da América Latina, investiu em pesquisa e inovação para apresentar novidades na 40ª edição da FIMEC, a Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, que ocorre de 15 a 17 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. 

O Diretor Comercial para o mercado do Calçado, Marcelo Garcia, apresenta: “A FCC lança em 2016 o TPE Nano, com uma proposta exclusiva utilizando nanotecnologia”. A empresa sempre investiu em promover o aumento de produtividade com redução de tempo e custos para os clientes; a equipe de pesquisadores da FCC desenvolveu um elastômero termoplástico expandido estável, a partir da manipulação de nanocélulas, invisíveis a olho nu. Isso significa que o material é menos denso e já sai pronto da injetora, sem a necessidade de uma etapa de expansão, o que agiliza o processo de produção de solados.  “As células nanométricas são tão pequenas que são impossíveis de serem destruídas, o que o torna um excelente candidato para reciclagem/reutilização”, finaliza Garcia. O sucesso é tanto que antes mesmo do lançamento oficial na Fimec, o produto já está sendo aplicado por fabricantes dos principais polos calçadistas do País nos mais diversos segmentos.

Economia com qualidade para os solados

O novo produto irá atender o segmento de solados mais leves, como plataformas, anabelas e chinelos macios. “O principal atributo é o de apresentar características semelhantes às do PU e do PVC Expandido, com a possibilidade de ser processado em injetoras convencionais”, detalha Müller. A flexibilidade garante maior economia, já que as injetoras rotativas, utilizadas para PU e PVC Expandido, são mais caras e representam maior custo em energia elétrica, mão de obra e manutenção. O TPE Nano também possibilita a fabricação de um solado bicolor, solução exclusiva que traz maior valor agregado ao produto final, com ganho de tempo e economia, se comparado às outras soluções normalmente aplicadas para a mesma finalidade.

Fábrica Conceito

Além do estande da FCC, os visitantes também poderão conferir o sistema meta sendo aplicado em solas produzidas com a Linha Nano, na Fábrica Conceito da Fimec. A solução inovadora foi lançada no ano passado e vem conquistando a indústria calçadista ao aliar TR (borracha termoplástica) e adesivo. O meta é mais econômico, graças à redução do tempo de produção, de etapas de halogenação e secagem (que são eliminadas com esse processo), custo de halogenante, embalagens e de estocagem.  Outra vantagem é a qualidade. “Uma das principais exigências com relação a calçados está justamente na colagem dos solados. Com o sistema, a adesão dos solados é melhor e a qualidade garantida”, ressalta Garcia. As soluções da FCC já conquistaram o reconhecimento técnico e de mercado, tanto que a tecnologia da marca estará presente em 100% das solas na Fábrica Conceito.

Voltar

Para solicitações de entrevistas e outras informações jornalísticas, por favor, entre em contato com o atendimento conforme abaixo:
(51) 2129-2299 | Andrey Reis – andrey.reis@fcc.com.br

Leia também

TVR: Primeiro elastômero termoplástico vinílico sem expansão

Postado por 14/03/2017 Tecnologia
Ler mais

TPE NANO

Postado por 07/03/2016 Desenvolvimento
Ler mais

A marca da inovação

Postado por 24/02/2016 Indústria
Ler mais

O TPE com melhor acabamento do mercado

Postado por 02/11/2015 Desenvolvimento
Ler mais

Produção de calçados mais rápida e com menor custo

Postado por 31/10/2015 Desenvolvimento
Ler mais

Lançamento revoluciona produção de calçados

Postado por 17/03/2014 Tecnologia
Ler mais